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REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
A Comissão Científica do VI Congresso Nacional de Alimentação e Nutrição (CONAN) estabelece os critérios para a submissão dos trabalhos científicos no evento.
Poderão ser inscritos trabalhos caracterizados como estudos originais, de revisão sistemática, revisão integrativa, revisão de escopo, estudo de caso e relatos de experiência, no formato de resumo e elaborados em conformidade com as orientações deste regulamento.
Art. 1º As submissões dos trabalhos serão efetuadas no período 05 novembro de 2024 a 07 de fevereiro de 2025, exclusivamente de forma on-line, por meio do site do evento (https://conan.ufop.br/).
Art. 2º - A submissão dos trabalhos será na área temática que melhor se adequar a escolha do(s) autor(es). As áreas e subáreas temáticas de submissão são:
Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Subáreas:
Alimento seguro e microbiologia de alimentos na Indústria
Caracterização química, físico-química e de compostos funcionais de alimentos
Ciências sensoriais e comportamento do consumidor
Tecnologia de alimentos e engenharia de processos
Área: Alimentação e Nutrição
Subáreas:
Alimentos e Alimentação Coletiva
Nutrição Básica e Experimental
Nutrição Clínica
Nutrição em Esportes e Exercício Físico
Nutrição Materno-Infantil
Nutrição em Saúde Coletiva
Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos
Art. 3º - Os trabalhos submetidos serão encaminhados para os avaliadores na forma cega, ou seja, sem as informações sobre a autoria e a Instituição de realização do trabalho.
Art. 4º - A divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ao Congresso ocorrerá no dia 24 de março de 2025.
Art. 5° - O AUTOR APRESENTADOR do trabalho deverá estar inscrito no evento, cuja efetivação da inscrição (pagamento) deverá ser realizada até 16 de maio de 2025. Caso o autor apresentador não puder comparecer para apresentação do trabalho, deverá indicar qual dos demais autores irá realizar a apresentação até o dia 22 de maio de 2025, desde que este outro autor esteja inscrito no evento.
Art. 6° - O número de trabalhos submetidos ao congresso é ilimitado, no entanto, cada AUTOR poderá APRESENTAR no máximo 02 (dois) trabalhos.
Art. 7º - No momento da submissão do trabalho, deverá ser selecionada a modalidade de apresentação do trabalho de sua preferência, podendo ser PÔSTER, APRESENTAÇÃO ORAL ou AMBAS . Entretanto, a Comissão Científica poderá alterar, a partir da avaliação realizada pelos avaliadores, a modalidade final de apresentação.
Art. 8º - A forma e as orientações para a apresentação dos trabalhos aprovados serão definidas pela Comissão Científica e publicadas posteriormente.
Art. 9º- Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso, sendo classificados em “Aprovado” ou “Reprovado”, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
- originalidade e relevância;
- clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
- metodologia utilizada e/ou tratamento analítico dos dados ;
- adequação do texto e apresentação dos resultados;
- conclusões pertinentes aos objetivos e dados apresentados.
Art. 10º - A decisão da Comissão Científica será irrevogável, não cabendo recurso de qualquer natureza.
Art. 11º - Serão emitidos certificados somente dos trabalhos efetivamente apresentados/expostos no evento.
Art. 12º - A Comissão Científica reserva-se o direito de avaliar a adequação do trabalho às normas do Congresso; sua realocação quanto às áreas de conhecimento, se pertinente; e a definição da forma de apresentação de acordo com a avaliação.
INSTRUÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS - VI CONAN
A inscrição dos trabalhos deverá ser realizada na área temática de escolha do(s) autor(es) e estar de acordo com as seguintes instruções:
- Somente serão aceitos trabalhos submetidos na forma online, via link de submissão disponível na página do congresso
- Não é necessário estar inscrito no evento para a submissão de trabalhos, no entanto, a inscrição do autor apresentador será obrigatória para a apresentação do mesmo.
- Os trabalhos deverão ser submetidos na língua portuguesa com, no máximo, 350 palavras.
- A estrutura do resumo compreenderá: introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão.
- Não deverão constar no corpo do texto: tabelas, figuras, quadros, imagens, equações, símbolos, contrações e referências.
- Título: escrever o título com letras maiúsculas (exceto nomes científicos ou termos estrangeiros).
-
Indicação de autores:
- indicado(s) em ordem de autoria com o nome completo sem limite de autores;
- fornecer o endereço eletrônico (e-mail) de todos os autores;
- autor apresentador: no ato da submissão, será solicitado o autor que apresentará o trabalho caso o mesmo seja aprovado;
- Indicar de três a cinco palavras-chave, separadas por ponto, iniciadas com letra maiúscula. Evitar palavras presentes no Título.
- Na introdução, apresentar brevemente o tema do trabalho deixando evidente o assunto estudado, a área do conhecimento sobre a qual o trabalho foi realizado e apresentar a problematização que especifica o estudo.
- Apresentar o(s) objetivo(s) principal(is) do trabalho.
- Em métodos, caracterizar as concepções teóricas que apoiaram o método e a operacionalização ou procedimentos (técnicas) adotados para a realização com vistas aos resultados. É imprescindível para a aprovação incluir o número do protocolo de aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa(CEP) e/ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) , nos casos em que se aplica.
- Expor os resultados ou achados principais que venham a sustentar as conclusões. Não serão aceitos trabalhos sem resultados ou afirmações como “resultados serão observados; ou serão discutidos ou conduzirão a...”.
- O autor deve apresentar as conclusões em conformidade com o(s) objetivo(s) do estudo.