Submissão de trabalhos encerrada!
REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
A Comissão Científica do V Congresso Nacional em Alimentos e Nutrição (CONAN) online estabelece os critérios para a submissão dos trabalhos científicos no evento.
Poderão ser inscritos trabalhos caracterizados como investigativos, descritivos, de revisão sistemática ou integrativa e relatos de experiência, no formato de resumo e elaborados em conformidade com as orientações deste regulamento.
Art. 1º As submissões dos trabalhos serão efetuadas no período de 09 (nove) de abril a 11 (onze) 21 (vinte e um) 27 (vinte e sete) de junho, exclusivamente de forma online, por meio do site do evento (https://conan.ufop.br/).
Art. 2º - A submissão dos trabalhos será na área temática que melhor se adequar a escolha do(s) autor(es). As áreas e subáreas temáticas de submissão são:
Área: Ciência e Tecnologia de Alimentos
Subáreas:
- Alimento seguro e microbiologia de alimentos na Indústria;
- Caracterização química, físico-química e de compostos funcionais de alimentos;
- Ciências sensoriais e comportamento do consumidor;
- Tecnologia de alimentos e engenharia de processos.
Área: Alimentação e Nutrição
Subáreas:
- Alimentos e Alimentação Coletiva;
- Nutrição Básica e Experimental;
- Nutrição Clínica;
- Nutrição em Esportes e Exercício Físico;
- Nutrição Materno-Infantil;
- Saúde Coletiva;
- Nutrição na Cadeia de Produção, na Indústria e no Comércio de Alimentos.
Art. 3º - Os trabalhos submetidos serão encaminhados para os avaliadores na forma cega, ou seja, sem as informações sobre a autoria e a Instituição de realização do trabalho.
Art. 4º- Na submissão do trabalho deverá ser informado o endereço eletrônico completo do AUTOR APRESENTADOR, para correspondência e contatos durante o Congresso.
Art. 5º - A divulgação dos resultados das avaliações dos trabalhos submetidos ao Congresso ocorrerá a partir de 14 (catorze) de julho 23 de julho e será encaminhada para o e-mail do AUTOR APRESENTADOR.
Art. 6° - O AUTOR APRESENTADOR do trabalho deverá estar inscrito no evento, cuja efetivação da inscrição (pagamento) deverá ser realizada até 30 (trinta) de agosto de 2021.
Art 7° - Os resumos deverão ser submetidos na língua portuguesa com, no máximo, 350 palavras e deverá apresentar a seguinte estrutura: introdução, objetivo, métodos, resultados e conclusão. Além disso, deve-se indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave.
Art. 8° - O número de trabalhos por autor/co-autor é ilimitado e serão aceitos, no máximo, 02 (dois) trabalhos submetidos por AUTOR APRESENTADOR. Serão aceitos, no máximo 06 (seis) autores por resumo.
Art. 9°- A forma e as orientações para a apresentação dos trabalhos aprovados serão definidas pela Comissão Científica e publicadas posteriormente.
Art. 10º- Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do Congresso, sendo classificados em “Aceito” ou “Não aceito”, de acordo com os seguintes critérios de avaliação:
- Originalidade e relevância;
- Clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
- Metodologia utilizada e/ou tratamento estatístico do material;
- Adequação do texto e apresentação dos resultados;
- Conclusões pertinentes aos objetivos e dados apresentados.
Art. 11º - A decisão da Comissão Científica será irrevogável, não cabendo recurso de qualquer natureza.
Art. 12º - Serão emitidos certificados somente dos trabalhos efetivamente apresentados/expostos no evento.
Art. 13º - A Comissão Científica reserva-se o direito de avaliar a adequação do trabalho às normas do Congresso; sua realocação quanto às áreas de conhecimento, se pertinente; e a definição da forma de apresentação de acordo com a avaliação.